top of page

Performance poética Literatura em Retalho será apresentada por Isabel Costa e Micélia de Oliveira

Performance poética Literatura em Retalhos une os saberes da literatura e da costura

Literatura em Retalhos é uma intervenção poética que une os saberes da literatura e da costura – tecendo os caminhos possíveis entre contos, bordados, crônicas, poemas, roupas e outros saberes artesanais.


A ação será apresentada na próxima terça-feira, 29 de junho, a partir das 18 horas, no instagram @leiturasdabel. A condução do processo é realizada pela mediadora de leituras, escritora e jornalista Isabel Costa, com a participação da educadora e escritora Micélia Oliveira. A ação integra o Bazar das Letras, promovido pelo Sesc, em consonância com a grade de programação Tudo em Casa Fecomércio.


Desde o início da pandemia, o Sesc Ceará conta com uma programação cultural online em diferentes linguagens artísticas, como artes cênicas (teatro, circo, dança), audiovisual, artes visuais, literatura, música dentre outras. A iniciativa tem o objetivo de colaborar com o setor artístico-cultural cearense, além de contribuir para a garantia do direito de acesso à cultura, frente à pandemia do Covid-19. Essas ações visam ainda estimular o ócio criativo nesses tempos de isolamento social, trazendo um panorama do que acontece anualmente nas unidades e em centros culturais parceiros, em todo o Ceará.


Ao longo da ação serão trabalhados autores da literatura brasileira e estrangeira, tais como Guimarães Rosa, Bell Hooks, Clarice Lispector, Carolina Maria de Jesus, João Cabral de Melo Neto, Cecília Meireles, Hilda Hilst, Adélia Prado, Ana Miranda, Socorro Acioli e outros. Isabel Costa e Micélia Oliveira vão conversar sobre experiências pessoais e sobre o arcabouço afetivo que envolve avós, mães e tias. Ao longo da infância, as duas escritoras foram expostas a ambientes de profundo apego por tecidos e linhas e, no mesmo passo, também aprenderam o valor da leitura e da literatura. As experiências pessoais dão o mote da ação.


Também será lançada a fanzine Retalhos #1 – um compilado de textos, fotografias e lembranças reunidas em uma correspondência realizada entre Micélia de Oliveira e Isabel Costa. A fanzine, que estará disponível gratuitamente par ao público em diversos canais digitais - conta com publicação da empresa cearense Aliás Editora e tratamento gráfico da publisher Anna K. Lima.


Isabel Costa

É repórter e mediadora de leituras. Graduada em Letras e especialista em Semiótica. Assina o Blog Leituras da Bel no Portal O POVO online, que trata de literatura e temas convergentes. É integrante-fundadora da Aliás Editora.


Micélia de Oliveira

Mãe da Sofia e da Isadora. Formada em Letras. Servidora Pública. Torcedora do Ferroviário. Procrastinadora crônica. Tenho abuso de gente fresca e medo de adoecer. Tem umas lonjuras no peito, mas ainda bem que é passarinho.


Serviço

Literatura em Retalhos

Bazar das Letras – Sesc – Tudo em Casa - Fecomércio

Quando: terça-feira, 29 de junho, a partir das 18 horas

Instagram: @leiturasdabel


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page