top of page

Conheça As cidades e os desejos, coletânea que reúne 25 trabalhos

As cidades e os desejos é uma coletânea da Aliás Editora publicada de forma colaborativa e livre. A publicação apresenta novas interpretações sobre a cartografia das cidades e os olhares que nela permeiam, a partir dos olhares de mulheres enquanto protagonistas de suas histórias. A seleção dos textos, ilustrações e fotografias foi realizada a partir de chamada pública proposta pela editora cearense. São 25 trabalhos de mulheres artistas.


O livro será lançado no próximo sábado, 17 de abril, às 18 horas, através de transmissão ao vivo. Mais informações no perfil do Instagram @aliaseditora



Quase 300 trabalhos foram recebidos em um mês de inscrições. Para realizar a análise das produções artísticas, quatro integrantes da Aliás Editora realizaram uma “força-tarefa” com leituras, diálogos e avaliações estéticas. A curadoria é composta por Tais Bichara, Jéssica Gabrielle Lima, Isabel Costa e Anna K. Lima. Ao fim do processo, foram escolhidas 15 prosas, 3 ilustrações, 2 fotografias e 5 poesias.


A obra foi selecionada na Chamada Pública para Seleção e Aquisição de Acervo Bibliográfico de Produção Cearense para O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará - Lei Aldir Blanc - 2020. Cada uma das 423 bibliotecas cadastradas no Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas vai receber dois volumes da obra.


As autoras participantes são: Juliana Berlim, Bruna Escaleira, Liziane Menezes, Renata Frota, Maria Amélia Mano, Raisa Christina, Tayná Fiúza, Alana Lua, Amanda Machado, Luciana Brandão, Aline Shinzato, Mariana Salomão Carrara, Thaís DSR, Tuyra Maria, Natália Albertoni, Kah Dantas, Cecí Shiki, Victoria Pina, Alice Name-Bomtempo, Naiana Gomes, Dhiôw e Marissa Noana, Taís Bravo, Fádhia Salomão, Lívia Prado e Viviane Nogueira.


“Influenciadas pela obra As cidades invisíveis, de Ítalo Calvino, buscamos novas interpretações sobre a cartografia das cidades e os desejos que nela permeiam, a partir de olhares de mulheres enquanto protagonistas de suas histórias, visto que – com frequência – nossas narrativas são tomadas pelo olhar do sujeito masculino, colocando-nos na posição de mulher-mistério, mulher-complexa, mulher-objeto, alheias aos desejos”, explica Anna K. Lima, escritora cearense e publisher da Aliás Editora.


“Para nós, cada mulher é como uma pedra. Isto é, as sedimentações vividas transformaram as mulheres em rochas. Potências absurdas. Assim, nós do Aliás seremos como um estilingue que lançará a sua obra, dando atenção e cuidado ao projeto gráfico da proposta enviada, a fim de entregar ao público uma obra de qualidade e, sobretudo, afetiva”, completa.


Serviço

As cidades e os desejos

Coletânea Aliás

Número de páginas: 52

Preço: R$ 40 Lançamento: sábado, 17 de abril, às 18 horas


166 visualizações0 comentário
bottom of page